Retrato. 1920.

Zina Aita. Retrato. 1920. Óleo sobre tela. 50 x 61 cm. Coleção Particular.

Zina Aita nasce em Belo Horizonte em 1900. Esteve na Itália por seis anos, onde se dedica ao desenho e à pintura nas cidades de Roma, Florença, Milão e Veneza. A exposição de Zina Aita é realizada no Conselho Deliberativo em 1920, dois anos após a fundação da Sociedade Mineira de Belas Artes e, como afirmou Ivone Vieira, é surpreendentemente patrocinada por esta instituição fundada pelo “acadêmico” Aníbal Mattos.

A obra Retrato, pintada com tinta óleo, é a representação de um garoto com face rosada e vestindo boina verde. No lado esquerdo do garoto, ocupando praticamente metade do quadro, nota-se a paisagem de uma cidade, destacando-se algumas construções distantes ao observador. Por que escolher a representação de uma criança tão familiar e não nomeá-la? A pergunta pode ainda ser reformulada: por que essa criança parece tão familiar? Talvez o objetivo tenha sido recuperar o que existe de mais específico em qualquer retrato e, com maior frequência, nos de criança: a familiaridade e o reconhecimento de um passado ausente misturado a outras lembranças que necessitam de provocação para virem à tona.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s