Tiradentes: totem-monumento ao preso político (1970)

cildo-meireles-tiradentes-totem-monumento-ao-preso-politico-1970

Cildo Meireles, Tiradentes: totem-monumento ao preso político (1970). Registro: Luiz Alphonsus

Os artistas que participaram dos eventos “Objeto e Participação” e “Do Corpo à Terra”, entre eles Artur Barrio e Cildo Meirelles foram convidados a desenvolver seus trabalhos diretamente no local, ao invés de trazerem obras concluídas. As obras tinham caráter efêmero, deveriam ser deixadas no local até sua destruição. 

Seria arte ou antiarte? Eis a pergunta que fica até hoje no ar. E na mesma proporção das “obras de arte” proposta no Parque ou no subsolo do P. A., a mostra coletiva que está na sala de exposições do Bloco A continua deixando muita gente assustada, como o ritual de sacrifício de galinhas, queimadas pelo artista carioca Cildo Meirelles. Afinal de contas, que manifestação seria? (MOTTA,Morgan. As galinhas morrem queimadas na arte de vanguarda. Diário da Tarde, 27 de março de 1970, Pág. 7.)

Para Motta, o estranhamento do público veio, além do tradicional conservadorismo no que se refere à arte moderna, da falta de informação ao público que visitava as mostras do Palácio das Artes, o que causara o mal entendido no mesmo, que “não está em condições de receber manifestações desta natureza”.

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; ALVES, Joana D’Arc de Jesus . OBJETO E PARTICIPAÇÃO , DO CORPO À TERRA E OS SALÕES: PARALELO NA DÉCADA DE 1970. In: 23 Encontro da ANPAP, 2014, Belo Horizonte. 23 Encontro da ANPAP. Belo Horizonte: ANPAP, 2014. v. 1. p. 173-189.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s