Chafariz. 1924.

anibal-mattos-chafariz-ouro-preto-1924-oleo-sobre-tela-197-x-135-cm-acervo-escola-estadual-pedro-ii-belo-horizonte

Aníbal Mattos. Chafariz. Ouro Preto. 1924. Óleo sobre tela. 1,97 x 1,35 cm. Acervo Escola Estadual Pedro II. Belo Horizonte.

No ano de 1924, Aníbal Mattos pinta Chafariz, que pertence ao Colégio Estadual Pedro II, em que se percebe a cor verde em contraste com tons amarronzados anteriormente aplicados no quadro Paisagem com Carro de Bois. A observação atenta da obra original permite visualizar, ao lado da fonte, uma grande concentração de tinta que acabou por escorrer na tela destoando do restante do quadro. Para um quadro que, pelas leituras habituais que dele são feitas, representa tradicionalmente um tema acadêmico, uma grande concentração de tinta e a falta de tratamento da superfície do suporte parecem inconcebíveis.

No tocante, especificamente, à pintura Chafariz, nota-se que o chafariz da pintura está situado ao lado de uma enorme ladeira que levaria a um conjunto de casas ao final do caminho. A densa vegetação localizada ao lado do chafariz tem o objetivo de completar a composição do quadro, sendo perceptíveis as diferenças da representação entre o desenho e a pintura.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s