Morra Usando Legítima Sandália. 1968.

teresinha-soares-morra-usando-legitima-sandalia-1968-serie-vietna-tecnica-mista-116-x-1528-cm-acervo-do-conservatorio-de-musica-da-ufmg-belo-horizonte

Teresinha Soares. Morra Usando Legítima Sandália. 1968. Série Vietnã. Técnica Mista. 116 x 152,8 cm. Acervo do Conservatório de Música da UFMG, Belo Horizonte.

A obra Morra Usando Legítima Sandália é reproduzida nos jornais no momento da divulgação das obras premiadas no salão.

Essa obra possui fundo preto contendo quatro subdivisões. A prin­cipal representa uma tela de televisão com seus respectivos contro­les: cor, contraste e brilho. A imagem televisiva é realizada com um fundo branco com a sobreposição de relevos de madeira em branco, verde e preto. Os relevos em madeira são apresentados com espaços vazios, parecendo peças de quebra-cabeças. Apesar da dificuldade de reconhecimento da imagem, é possível perceber corpos contorcidos como se estivessem transando. A cena que mais se destaca, entretanto, é a de uma perna com uma pessoa calçando uma sandália havaiana. Nos outros quadros em que se divide a obra, a cena principal é repro­duzida repetidamente focalizando os detalhes da principal. O compo­nente irônico parece uma constante na obra de Soares. O perigo está iminente: Guerra do Vietnã, medo de uma destruição nuclear, enquanto a propaganda investe em um padrão de consumo.

Como se sabe, na década de 1960, torna-se bastante popular a pro­paganda das legítimas Havaianas, que se refere ao famoso slogan publi­citário dessas sandálias que são populares até hoje. Quando a artista atri­bui o título “morra usando as legítimas Havaianas”, o conteúdo exibe um humor cáustico. O título funciona como um slogan publicitário, mas apresenta-se ruidoso por ordenar a morte.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s