Flutuações. 1968.

eduardo-de-paula-flutuacoes-1968-tinta-plastica-sobre-tela-100-x-82-cm-acervo-do-museu-de-arte-da-pampulha-belo-horizonte

Eduardo de Paula. Flutuações. 1968. Tinta plástica sobre tela. 100 x 82 cm. Acervo do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.

Eduardo de Paula é premiado com a obra Flutuações no SMBA de 1968. Nas obras anteriores, ambas intituladas Cartaz, o artista pa­recia interessar-se pelos pressupostos que caracterizam a Nova Figura­ção, como o interesse pelas imagens urbanas, publicitárias ou do pró­prio universo da cidade. Nessa obra, o artista passa a se interessar mais diretamente pelos efeitos visuais, que parecem dialogar com uma esté­tica da Op Art, como afirma Walmir Ayala: “jovem artista de Belo Ho­rizonte, há muitos anos elaborando sobre o abstracionismo geométrico, agora adotando soluções nitidamente Op.” Ainda para Ayala, Eduar­do de Paula seria um

excelente artesão, construtor matemático de formas fundamentadas nas regras essenciais que regem a própria natureza, provando pelo domínio das equações básicas de toda forma viva, a utilidade destas formas mesmo quando reduzidas ao simples e aparentemente limitado âmbito de suas vértebras.

Retomando a obra de Eduardo de Paula, o artista constrói um cubo segmentado em, sete partes, sendo que, em cada face, é retirada uma peça que pode ser subdivida em quatro cubos menores. A abertura produzida pela retirada desses cubos permite perceber que, no espaço interno, são suprimidos três cubos. O que permanece no interior do cubo maior tem uma das suas faces pintadas. Essa situação se repete em três partes do cubo maior e apenas as cores se alteram para o amarelo e o vermelho. Ayala termina os comentários sobre Eduardo de Paula dizendo que seria necessário que o Rio de Janeiro o conhecesse com urgência. Tal fato, entretanto, nunca chega a acontecer.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s