Paisagem e Sub Paisagem. 1970.

dileny-campos-paisagem-e-sub-paisagem-1970-duas-setas-de-madeira-colocadas-sobre-calcada-do-palacio-das-artes

Dileny Campos. Paisagem e Sub Paisagem. 1970. Duas Setas de madeira colocadas sobre calçada do Palácio das Artes.

A proposta de Dileny Campos é construir registros em Paisagem e Sub Paisagem. O artista instala placas de sinalização na entrada do Palácio das Artes. A primeira apontaria para o espaço da rua, com a pala­vra “Paisagem”. Uma segunda, fixada junto à primeira, indica uma “Sub Paisagem”, como se fosse possível encontrá-la na parte subterrânea do Palácio das Artes. O “sub” corresponde, nesse caso, a um valor secun­dário. A sensação de estranhamento constrói-se pela legitimidade das placas colocadas no Palácio das Artes ainda em construção, situação em que, normalmente, faz-se necessário orientar ou instruir quem passa pelo local em obras. O estranhamento é, portanto, ampliado pela segunda placa (“Sub Paisagem”), que aponta para um lugar aparentemente inexistente.

A obra de Dileny possibilita discutir as relações entre arte e vida e o desinteresse pelo suporte tradicional. O artista transforma-se em um propositor de práticas ou ações. Apesar de Dileny ter-se valido de uma classificação tipológica tradicional, o conceito de “paisagem” propõe um descolamento que estimula a pensar sobre a noção de prática artística. Existem outras urgências que levam o artista a trabalhar com a transposição do mundo da arte para o mundo social.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s