Espaço “In” (Para-Negativo), 1968.

captura-de-tela-2016-12-12-as-17-31-00

Espaço “In” (Para-Negativo). Yutaka Toyota, 1968. (121 x 80 cm). Foto: Nelyane Santos, março de 2014.

Trata-se de uma pintura com tinta vinílica sobre tela estirada em suporte rígido tipo lâmina de madeira e aplicações de folhas metálicas recortadas e coladas. O fundo é todo pintado de branco. Na parte superior, há um grande círculo irregular que ocupa pouco mais da metade da tela. Este círculo foi pintado de branco e os frisos metálicos foram feitos em baixo relevo, ou seja, todo o círculo é uma lâmina de metal pintada de branco, onde a tinta foi raspada em finos frisos para deixar o brilho do metal aparente. Na parte de baixo do círculo, há uma ondulação que o deixa irregular proporcionando uma sensação de deformação que retira a estabilidade do círculo como esfera perfeita. Os frisos proporcionam certa movimentação, dando a impressão de uma onda que sofreu turbulência.

Abaixo do círculo há sete lâminas de metal recortadas e cinzeladas. As formas das lâminas são iguais, assemelhando-se a cristas de ondas com extremidades afinadas. O metal é brilhante, sem grandes marcas de oxidação, assemelhando-se a aço inoxidável. Toda a tela possui manchas de oxidação decorrentes do contato com a madeira e a cola utilizada para aderir as partes metálicas.

As pinturas abstratas, com formas que insinuavam movimento, começaram a fazer parte da obra de Yutaka Toyota desde o início da década de 1960, tendo os círculos presença marcante. Para Mário Schenberg, seus círculos, que tiveram início em monotipias antes de passar para a pintura, apresentavam uma dimensão energética cósmica, insinuando movimentações e texturas complexas.

Para saber mais: SANTOS, Nelyane Goncalves; VIVAS, Rodrigo. A história da arte de Belo Horizonte a partir de obras dos Salões Municipais entre 1964 e 1968. 2014. 165 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s