Envolvimento I, 1970.

envolvimento

Wanda Pimentel. Envolvimento I. 1970. Tinta vinílica sobre Eucatex.121,8 x 220 cm. Prêmio Prefeitura de Belo Horizonte, II SNA/PBH, 1970. MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA-MAP. Inventário: Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte, 2010.

A composição geométrica realizada por Wanda Pimentel tem a predominância de tons azuis. Os azuis muito escuros das quinas, cantos e superfícies profundas; os azuis de tonalidade média e clara que dão o contraste necessário para que a ideia de perspectiva se concretize na obra. Na totalidade a composição remete a um ambiente calculado, com “encaixes”, suportes e recortes, numa “perfeição” dada pela geometrização. Sutilmente, localizamos o que parece um pé humano à extrema esquerda inferior da tela, num tom pálido, que talvez denote a tentativa de “invasão” do ser humano a esse ambiente calculado, matemático. A perspectiva trabalhada na tela, frontal e lateralmente, parece romper os limites do suporte, como se uma “porta” se abrisse para além do mesmo.

(…) O trabalho de Wanda Pimentel ao associar a artificialidade utilizando uma composição geométrica, “fria”, calculada, mostra a tentativa de alcance do rigor. Sutilmente demonstra também a necessidade do toque, do “envolvimento” humano que dê alguma leveza à artificialidade.

Para saber mais: ALVES, Joana D’arc de Jesus; VIVAS, Rodrigo. Premiações nos Salões de Belo Horizonte : da ‘desmaterialização’ à realidade do circuito artístico (1969 a 1972). 2015. 113 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s