Biografia

Paulo Roberto Frade Laender (Teófilo Otoni, MG, 1945). Pintor, gravador, arquiteto, escultor e designer. Estuda pintura com a artista plástica Maria Helena Andrés (1922), em 1962. Cursa gravura na Escola Guignard e integra o grupo Oficina no início da década de 1960. Em 1964, faz sua primeira exposição individual, em Belo Horizonte. No ano seguinte, expõe pinturas na 7ª Bienal de São Paulo e cursa gravura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).

Em 1970, forma-se em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA/UFMG), onde ministra aulas até 1981. Junto à atividade do magistério, dedica-se à escultura, à arquitetura, à pintura, à gravura e ao design. Em 1978, expõe no Panorama Atual da Escultura Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo  (MAM/SP) e na exposição Barroco Brasileiro, no Brazilian Trade Bureau, em Nova York.

Monta e dirige, em 1983, as oficinas de joalheria e fundição da Brofen-Laender, em Belo Horizonte. Em 1985, faz viagem pela América do Norte e por alguns países orientais, onde realiza pesquisa para seus trabalhos. No mesmo ano, expõe esculturas na OWL Gallery, em São Francisco, Estados Unidos.

Nos anos 1990 e 2000, realiza exposições de esculturas, pinturas e joias. Participa das exposições coletivas Contemporary Art from Brazil, na galeria Ledis Flan, em Nova York, em 1992, e Encaixas, na galeria L´Angelot, em Barcelona. Em 2008, lança o livro Paulo Laender.

linha-divisoria

Disponível em: Enciclopédia Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s