Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

captura-de-tela-2017-01-19-as-13-47-55

Alfredo Ceschiatti (1918–1989). Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944. Bronze. Igreja São Francisco de Assis (MG).

Alfredo Ceschiatti cria os baixos-relevos da Igreja de São Francisco de Assis em 1944 a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer. […] A obra é composta por quatro painéis de bronze fixados sobre uma estrutura de alvenaria em formato curvilíneo que ocupa o interior da Igreja da Pampulha.

Uma análise inicial interessada somente nas figuras distribuídas pelos quatro painéis e no tipo de relação estabelecida entre elas, torna possível o reconhecimento de suas possíveis identidades para, a partir disso, associá-las dentro de uma iconografia. Assumindo, portanto, a região interna oferecida pela sinuosidade do painel e tentando remontar a visualização que seria oferecida caso a entrada ocorresse pela porta principal de vidro, temos como primeiro painel, o composto por duas figuras masculinas inseridas em uma forma oval que funciona como cercadura para a cena, cujo formato se apresenta como côncavo.

[…] A figura anciã quando comparada às demais figuras, especialmente em relação a figura do primeiro painel, se mostra como detentora de uma estatura superior. Possui corpo vigoroso, mas sem musculatura protuberante, cabelos e barba grandes. A expressão fisionômica da figura não se apresenta como indicativo de sua idade avançada, sendo conferida pelo comprimento da barba. Ambas as representações vestem túnica. A afirmação de que se trata de uma divindade fundamenta-se no gestual apresentado por esta figura no primeiro painel: dois dedos em riste em confrontação com os demais abaixados como um “gesto inaugural”. […] A análise do primeiro painel permitiu concluir que uma figura divina estabelece contato com uma figura masculina jovem.

Segundo painelTerceiro painelQuarto painel

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; Guedes, Gisele . TRADIÇÃO E DIÁLOGO: ANÁLISE DO BAIXO-RELEVO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 914-929.

Um comentário em “Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s