Detalhe do segundo painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

captura-de-tela-2017-01-19-as-13-48-29

Alfredo Ceschiatti (1918–1989). Detalhe do segundo painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944 .Bronze. Igreja São Francisco de Assis (MG).

Alfredo Ceschiatti cria os baixos-relevos da Igreja de São Francisco de Assis em 1944 a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer. […] A obra é composta por quatro painéis de bronze fixados sobre uma estrutura de alvenaria em formato curvilíneo que ocupa o interior da Igreja da Pampulha.

No segundo painel, tem-se repetida a mesma estruturação côncava (do primeiro painel). Possui a presença das duas figuras masculinas vistas no painel anterior, mas junto delas, foi feito o acréscimo de uma terceira do gênero feminino. As figuras novamente estão inseridas em uma forma ovalada, que tem as dimensões reduzidas a medida que se distancia do topo e se aproxima da base.

[…] A análise do segundo painel permitiu concluir que um homem foi posto em sonolência por essa figura divina, que também foi responsável por relacionar, gestualmente, a figura feminina a masculina.

Primeiro painelTerceiro painelQuarto painel

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; Guedes, Gisele . TRADIÇÃO E DIÁLOGO: ANÁLISE DO BAIXO-RELEVO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 914-929.

2 comentários em “Detalhe do segundo painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s