Detalhe do terceiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

captura-de-tela-2017-01-19-as-13-48-43

Alfredo Ceschiatti (1918–1989). Detalhe do terceiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944. Bronze. Igreja São Francisco de Assis (MG).

Alfredo Ceschiatti cria os baixos-relevos da Igreja de São Francisco de Assis em 1944 a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer. […] A obra é composta por quatro painéis de bronze fixados sobre uma estrutura de alvenaria em formato curvilíneo que ocupa o interior da Igreja da Pampulha.

O terceiro painel abandona a configuração côncava e assume a condição convexa, concentrando todo o movimento arciforme que percorre o conjunto. A composição apresenta duas figuras humanas e um animal, além de uma árvore. Estão inseridas também em uma estrutura circular.

[…] A análise do terceiro painel permitiu concluir sobre a utilização, por parte da figura feminina, de uma estratégia de convencimento para que a figura masculina recebesse espontaneamente um fruto.

Primeiro painelSegundo painel Quarto painel

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; Guedes, Gisele . TRADIÇÃO E DIÁLOGO: ANÁLISE DO BAIXO-RELEVO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 914-929.

Um comentário em “Detalhe do terceiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s